Instituições da Área de Educação no Brasil

Fonte: bve.cibec.inep.gov.br

ABRELIVROS (Associação Brasileira de Editores de Livros)
http://www.abrelivros.org.br/ "OK"
Entidade civil sem fins lucrativos, fundada em 15 de abril de 1991 para congregar editoras de livros educativos do País, tem por objetivo, dentre outros, colaborar para o desenvolvimento educacional e cultural do País, por meio de atividades destinadas a aprimorar políticas referentes à educação, à cultura, à formação do educador, ao incentivo à leitura e ao aprimoramento da qualidade do livro, além da manutenção de um constante diálogo e de um trabalho em parceria com os órgãos governamentais visando à contínua melhoria da qualidade física e pedagógica das obras e da operacionalização dos Programas Nacionais do Livro.
TERMOS: INDÚSTRIA DO LIVRO
CATEGORIA(S): Centros de Informações; Instituições da Área Educação; Comunicação e Educação; Formação de Professores
CONTATO: contato@abrelivros.org.br

Ação Educativa.
http://www.acaoeducativa.org/ "OK"
Organização não-governamental que desenvolve trabalhos nos eixos de Educação e Juventude. Presta serviços à sociedade por meio de produção de informação e conhecimento, formulação de políticas públicas e articulação de intervenções no campo social. Apresenta links para projetos, publicações, boletim eletrônico, eventos, parcerias e base de dados.
TERMOS: ADMINISTRAÇÃO DO ESTADO, ALFABETIZAÇÃO, CIDADANIA, CURSO E CURRÍCULO, EDUCAÇÃO BÁSICA, EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS, ORGANIZAÇÃO NÃO-GOVERNAMENTAL, POLÍTICA DA EDUCAÇÃO
CATEGORIA(S): Instituições da Área Educação; Movimentos Sociais e Educação
CONTATO: acaoeduca@originet.com.br
English Version

Agência de Notícias dos Direitos da Infância (ANDI).
http://www.andi.org.br/ "OK"
Organização não governamental, sem fins lucrativos, cujo objetivo é construir uma cultura jornalística que priorize a promoção e a defesa das crianças e adolescentes em âmbito nacional. Apresenta notícias, agenda de eventos, pesquisas, publicações sobre educação e direitos da criança e do adolescente. Disponibiliza o texto integral do livro Mídia & Educação.
TERMOS: COMUNICAÇÃO E EDUCAÇÃO, DIREITOS DA CRIANÇA, ESTATUTO DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE, MOVIMENTOS SOCIAIS, MOVIMENTOS SOCIAIS E EDUCAÇÃO
CATEGORIA(S): Instituições da Área Educação; Comunicação e Educação; Movimentos Sociais e Educação
CONTATO: andi@andi.org.br
English Version

Área de Atuação - Entidades Sem Fins Lucrativos.
http://www.filantropia.org/ "OK"
O site, desenvolvido por uma parceria entre empresas nacionais e multinacionais, oferece um sistema de BUSCA por áreas de atuação das Entidades ou Fundações cadastradas no sistema corrente. Dentro das áreas sociais encontradas, destacamos - Educação.
TERMOS: AUXÍLIO-EDUCAÇÃO
CATEGORIA(S): Instituições da Área Educação
CONTATO: leila@kanitz.com.br
English Version

Associação Brasileira das Universidades Comunitárias (ABRUC).
http://www.abruc.org.br/ "OK"
A Associação Brasileira das Universidades Comunitárias representa um conjunto de Universidades Privadas do Brasil que têm pontos de atuação comuns, especialmente aqueles voltados para a sociedade, dentro de uma perspectiva pública, embora não sendo estatal. Diponibiliza relação das Universidades Comunitárias do Brasil com seus respectivos links.
TERMOS: EDUCAÇÃO SUPERIOR, UNIVERSIDADE, UNIVERSIDADE COMUNITÁRIA
CATEGORIA(S): Instituições da Área Educação
CONTATO: abruc@tba.com.br
English Version

Associação Brasileira de Educação
http://abe1924.org.br/ "OK"
Congregar educadores, professores, pessoas físicas e jurídicas interessadas no estudo e no debate de assuntos ligados à Educação e à Cultura. Promove palestras, debates, conferências, seminários, congressos, exposições, concursos e outros eventos que têm como meta contribuir para o desenvolvimento do magistério.
TERMOS: ASSOCIAÇÃO DE EDUCAÇÃO, EVENTOS EDUCACIONAIS, PUBLICAÇÕES, REVISTAS
CATEGORIA(S): Instituições da Área Educação
CONTATO: webmaster@abe1924.org.br
English Version

Associação Brasileira de Mantenedoras de Ensino Superior (ABMES).
http://www.abmes.org.br/ "OK"
A ABMES abrange no seu quadro de associados 294 mantenedoras e 350 instituições de ensino superior privado. Sua página fornece dados sobre criação, diretoria, filiados e publicações da própria associação como o ABMES Notícias, ABMES Cadernos, Revista Estudos e Legislação Atualizada.
TERMOS: ENSINO PRIVADO, ENSINO SUPERIOR
CATEGORIA(S): Instituições da Área Educação
CONTATO: abmes@abmes.org.br
English Version

Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE).
http://www.abrapee.psc.br/ "OK"
A Associação de Psicologia Escolar e Educacional é uma sociedade civil, sem fins lucrativos, e tem por finalidade incentivar o crescimento da ciência e da profissão de psicólogo escolar e educacional, como um meio de promover o bem-estar e o desenvolvimento humano. Disponibiliza links para publicações e bolsa de empregos.
TERMOS: APRENDIZAGEM, PSICOLOGIA, PSICOPEDAGOGIA, PUBLICAÇÕES
CATEGORIA(S): Instituições da Área Educação; Psicologia da Educação
CONTATO: info@educacaofisica.com.br
English Version

Associação Brasileira de Psicopedagogia.
http://www.abpp.com.br/ "OK"
A Associação Brasileira de Psicopedagogia (ABPP) é uma entidade de caráter científico-cultural, sem fins lucrativos, que congrega profissionais da área de Psicopedagogia. Desde a sua fundação, a Associação tem promovido conferências, mesas-redondas, cursos, seminários, congressos, bem como a divulgação de trabalhos na área por meio da Revista Psicopedagogia.
TERMOS: PSICOPEDAGOGIA
CATEGORIA(S): Instituições da Área Educação
CONTATO: psicoped@uol.com.br
English Version

Associação Comunitária Monte Azul.
http://www.monteazul.org.br/ "OK"
Organização não-governamental que realiza trabalho de participação comunitária em favelas de São Paulo, SP - Brasil. Atua nas áreas de cultura, saúde, desenvolvimento social e oferece serviços de educação infantil, básica, profissional e especial.
TERMOS: AÇÃO COMUNITÁRIA, DESENVOLVIMENTO SOCIAL, EDUCAÇÃO BÁSICA, EDUCAÇÃO INFANTIL, EDUCAÇÃO PARA O TRABALHO, ENSINO FUNDAMENTAL
CATEGORIA(S): Instituições da Área Educação; Educação Infantil
CONTATO: captaçao@monteazul.org.br
English Version

Associação de Apoio ao Programa Capacitação Solidária (AAPCS)
http://www.aapcs.org.br/ "OK"
Organização de abrangência nacional, sem fins lucrativos, que capta recursos na iniciativa privada e instituições nacionais e internacionais para o desenvolvimento de projetos de capacitação de jovens para o trabalho. Disponibiliza sítio do Projeto Capacitação Solidária que seleciona, financia e monitora cursos para capacitação de jovens com idade entre 16 e 21 anos, de baixa renda e escolaridade, que vivem nas periferias das principais regiões metropolitanas do Brasil.
TERMOS: BAIXA RENDA, CAPACITAÇÃO PROFISSIONAL, EXCLUSÃO SOCIAL, POLÍTICA SOCIAL
CATEGORIA(S): Instituições da Área Educação; Educação Profissional
CONTATO: aapcs@uol.com.br
English Version

Associação do Jovem Aprendiz ( AJA)
http://www.aja.org./ "OK"
Organização não-governamental, tem como objetivo o treinamento profissional e a colocação no mercado de trabalho de pessoas portadoras de deficiências. Faz parceria com órgãos governamentais federais,distritais e outras empresas. Apresenta relatórios das atividades da Associacão e o Projeto Saber, além de outros links e notícias.
TERMOS: ALUNO COM NECESSIDADES ESPECIAIS, ENSINO PROFISSIONALIZANTE
CATEGORIA(S): Instituições da Área Educação; Educação Especial
CONTATO: aja@mail.com
English Version

Associação Nacional das Universidades Particularesm (ANUP).
http://www.anup.com.br/ "OK"
Instituição de representação de universidades e centros universitários, com o objetivo de colaborar com os poderes públicos e instituições educacionais em programas de aprimoramento do ensino superior. Promove cursos e conferências e defende a atuação privada na educação. Disponibiliza: Mural da ANUP; Revista; Últimas Notícias.
TERMOS: ASSOCIAÇÃO NACIONAL DAS UNIVERSIDADES PARTICULARES, ENSINO PARTICULAR, ENSINO SUPERIOR, INSTITUIÇÕES DE ENSINO
CATEGORIA(S): Instituições da Área Educação
CONTATO: anup@cd-graf.com.br
English Version

Associação Nacional de Docentes do Ensino Superior (ANDES).
http://www.andes.org.br/ "OK"
A ANDES tem como objetivo a defesa e representação legal dos docentes das Instituições de Ensino Superior (IES), públicas e privadas. A página mostra o estatuto da ANDES, sua Diretoria, listagem das sessões sindicais, as Universidades Brasileira e da América Latina, além do Fórum Nacional em Defesa da Escola Pública.
TERMOS: ASSOCIAÇÃO DE PROFESSORES, EDUCAÇÃO SUPERIOR
CATEGORIA(S): Instituições da Área Educação
CONTATO: andes-sn@andes.org.br
English Version

Associação Nacional de Política e Administração da Educação (ANPAE).
http://www.anpae.org.br/ "OK"
Associação Nacional de Política e Administração da Educação, disponibiliza links para histórico, diretoria, relatórios finais de pesquisas, boletins, eventos e sumários de todas as revistas publicadas pela ANPAE.
TERMOS: ADMINISTRAÇÃO DA EDUCAÇÃO, EVENTOS, FORMAÇÃO PROFISSIONAL, INOVAÇÕES EDUCACIONAIS, REVISTAS
CATEGORIA(S): Instituições da Área Educação
CONTATO: anpae@anpae.org.br
English Version

Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd )
http://www.anped.org.br/ "OK"
Sociedade civil, sem fins lucrativos, fundada em 1976, tem por finalidade a busca do desenvolvimento e da consolidação do ensino de pós-graduação e da pesquisa na área da Educação no Brasil. Suas atividades são estruturadas em dois campos, os Programas de Pós-Graduação em Educação, stricto sensu, representados no Fórum de Coordenadores dos Programas de Pós-Graduação em Educação (EDUFORUM) e os Grupos de Trabalho (GTs) que congregam pesquisadores interessados em áreas de conhecimento especializado da educação.
TERMOS: PÓS-GRADUAÇÃO, PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO
CATEGORIA(S): Cursos de Pós-Graduação; Instituições da Área Educação; Políticas Públicas em Educação
CONTATO: anped@anped.org.br

Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições de Ensino Superior (ANDIFES).
http://www.unb.br/andifes/ "OK"
Congrega 52 Instituições Federais de Ensino Superior (IFES). Apresenta informações sobre histórico, notícias, Diretório Nacional, Comissões e Fóruns e sítios interessantes.
TERMOS: EDUCAÇÃO SUPERIOR
CATEGORIA(S): Instituições da Área Educação
CONTATO: andifes@nutecnet.com.brasil
English Version

Associação para Estudo da Informática Aplicada à Educação (Assine).
http://www.assine.org.br/ "OK"
A Associação tem como objetivo proporcionar encontros entre profissionais preocupados em discutir uma metodologia que favoreça o desenvolvimento integral do aluno, usando recursos da informática aplicada à educação. A página informa sobre programação, eventos, formas de associação, links e foruns de discussão online.
TERMOS: EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA, TECNOLOGIA E EDUCAÇÃO, TECNOLOGIA EDUCACIONAL
CATEGORIA(S): Instituições da Área Educação; Tecnologia e Educação
CONTATO: assine@assine.org.br
English Version

Associações Universitárias de Estudantes e Pesquisadores Brasileiros.
http://www.consulatebrazil.org/bsa.htm "OK"
Página do Consulado Brasileiro em Boston, USA. Dispõe de listagem de Associações Universitárias de Estudantes e Pesquisadores Brasileiros nos EUA, bem como listagem de instituições que oferecem bolsas e estágios.
TERMOS: EDUCAÇÃO SUPERIOR, ESTUDOS NO ESTRANGEIRO
CATEGORIA(S): Instituições da Área Educação
CONTATO: webmaster@consulatebrazil.org
English Version

Centre International d'Etudes Pédagogiques (CIEP).
http://www.ciep.fr/ "OK"
O Centro Internacional de Estudos Pedagógicos é uma instituição não governamental francesa, com mais de 50 anos, voltada para desenvolver a cooperação internacional da educação. Atualmente o CIEP dedica-se a três setores: parcerias e ensino e estudos sobre a lígua francesa.
TERMOS: COOPERAÇÃO INTERNACIONAL, FINANCIAMENTO DA EDUCAÇÃO, LÍNGUAS ESTRANGEIRAS MODERNAS
CATEGORIA(S): Instituições da Área Educação
CONTATO: contact@ciep.fr
English Version

Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária (CENPEC).
http://www.cenpec.org.br/ "OK"
Instituição privada, sem fins lucrativos que propõe e executa estudos, pesquisas e ações para a melhoria do ensino público fundamental. Apágina traz vários artigos sobre educação.
TERMOS: AÇÃO COMUNITÁRIA, CULTURA, PESQUISA E EDUCAÇÃO
CATEGORIA(S): Instituições da Área Educação
CONTATO: info@cenpec.org.br
English Version

Centro de Estudos em Filosofia Americana e Pragmatismo
http://www.ghiraldelli.pro.br/CEFA.htm "OK"
Associação civil sem fins lucrativos que, sem distinção de nacionalidade, credo religioso ou raça, desenvolve atividades de pesquisa e formação no campo da Filosofia Americana e suas aplicações em política, ciências sociais, educação, psicologia, serviço social, administração, saúde e campos afins. Promove atividades de pesquisas, estudos, ensino e formação no campo da Filosofia Americana e em especial do Pragmatismo e suas aplicações.
TERMOS: CURSOS, FILOSOFIA DA EDUCAÇÃO, FÓRUNS, SIMPÓSIOS
CATEGORIA(S): Instituições da Área Educação; Filosofia da Educação
CONTATO: fran_cefa@yahoo.com.br

Centro de Integração Empresa-Escola (CIEE).
http://www.ciee.org.br/portal/index.asp "OK"
Apoia a formação profissional de estudantes, aproximando escolas, alunos e empresas. Tem como objetivo encontrar, para os estudantes de nível médio, técnico e superior uma oportunidade de estágio que os auxiliem a colocar em prática tudo o que aprenderam na teoria.
TERMOS: EDUCAÇÃO EM PARCERIA, ENSINO PROFISSIONALIZANTE, ESCOLA-EMPRESA, ESTÁGIO, INTEGRAÇÃO ESCOLA-EMPRESA
CATEGORIA(S): Instituições da Área Educação
CONTATO: presidente@ciee.org.br
English Version

Centro Projeto Axé de Defesa e Proteção à Criança e ao Adolescente.
http://www.projetoaxe.org.br/ "OK"
Organização Não-Governamental, sem fins lucrativos que apresenta proposta político-pedagógica de atendimento a crianças e adolescentes pobres, atuando na educação, defesa dos direitos das crianças e adolescentes excluídos, na formação ética e cultural de jovens e de trabalhadores. Traz proposta pedagógica, entre outras.
TERMOS: AÇÃO SOCIAL, EDUCAÇÃO INCLUSIVA, EDUCAÇÃO SOCIAL, PROPOSTA POLÍTICO-PEDAGÓGICA
CATEGORIA(S): Instituições da Área Educação
CONTATO: axeplan@uol.com.br
English Version

CIPÓ - Comunicação Interativa.
http://www.cipo.org.br/fraset_princ.htm "OK"
É uma organização não-governamental cuja missão é criar oportunidades para o pleno desenvolvimento de crianças e adolescentes, pelo uso educativo da comunicação por meio da Educação pela Comunicação e da Comunicação Educativa.
TERMOS: COMUNICAÇÃO E EDUCAÇÃO, EDUCAÇÃO PELA MÍDIA, ENSINO POR MULTIMEIOS, MODALIDADES DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL, PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM, TECNOLOGIA EDUCACIONAL
CATEGORIA(S): Instituições da Área Educação; Comunicação e Educação
CONTATO: cipo@cipo.org.br
English Version

Comitê de Democratização da Informática (CDI).
http://www.cdi.org.br/ "OK"
O CDI é uma organização não-governamental, sem fins lucrativos, que promove programas educacionais e profissionalizantes, com o objetivo de ensinar computação para comunidades excluídas. Desenvolve a cidadania, alfabetização, ecologia, saúde, direitos humanos e não-violência, por meio da tecnologia de informação. Disponibiliza: Escolas de Informática e Arte e Cidadania.
TERMOS: COMUNIDADE CARENTE, EDUCAÇÃO PARA A CIDADANIA, INTEGRAÇÃO SOCIAL E EDUCAÇÃO, TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO
CATEGORIA(S): Instituições da Área Educação; Movimentos Sociais e Educação
CONTATO: cdi@cdi.org.br
English Version

Comitê dos Produtores da Informação Educacional (COMPED).
http://www.inep.gov.br/comped/ "OK"
Institucionalizado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (INEP). Tem como objetivo principal o desenvolvimento de um sistema articulado de disseminação da informação educacional, atendendo às necessidades informacionais no âmbito das políticas educacionais. Link para as 15 instituições que compõem o Comitê.
TERMOS: PESQUISA E INFORMAÇÃO
CATEGORIA(S): Instituições da Área Educação
CONTATO: cibec@inep.gov.br
English Version

Conselho de Reitores das Universidades Brasileiras (CRUB).
http://www.crub.org.br/ "OK"
Promove a integração das universidades brasileiras, fortalecendo sua autonomia e buscando o aperfeiçoamento da Educação Superior. Apresenta o Catálogo das Universidades Brasileiras, Publicações, entre outros.
TERMOS: EDUCAÇÃO SUPERIOR
CATEGORIA(S): Instituições da Área Educação
CONTATO: crub@nutecnet.com.br
English Version

Conselho Indigenista Missionário (CIMI)
http://www.cimi.org.br/ "OK"
Órgão anexo à Conferência Nacional dos Bispos do Brasil. Apresenta informações sobre povos indígenas, terras indígenas, movimento indígena, publicações, educação escolar indígena entre outras.
TERMOS: CULTURA INDÍGENA, EDUCAÇÃO INDÍGENA, MANIFESTAÇÕES CULTURAIS, MOVIMENTO, MOVIMENTO CULTURAL, MOVIMENTO INDIGENISTA
CATEGORIA(S): Instituições da Área Educação; Educação Indígena
CONTATO: cimi@embratel.net.br
English Version

Educare - Educação, Trabalho e Cidadania.
http://www.educare.org.br/ "OK"
Instituição não governamental de natureza técnica, cultural e científica que objetiva desenvolver e aplicar modalidades de atuação capazes de promover a interação entre Instituições Educacionais, Empresariais e Comunitárias. Presta os seguintes servicos às Instituições de Ensino Superior e de Ensino Médio Profissionalizante e Supletivo: identificação das oportunidades de estágios curriculares, cadastramento de estudantes e campos de oportunidades de estágios, bem como de execução de pagamento de bolsas e captação de recursos para viabilizar estágios.
TERMOS: EDUCAÇÃO SUPERIOR, ENSINO MÉDIO, ENSINO PROFISSIONALIZANTE, ESTÁGIO
CATEGORIA(S): Instituições da Área Educação
CONTATO: mailto:http://www.educare.org.br/email.htm
English Version

EducNet.
http://www.cciencia.ufrj.br/educnet/ "OK"
Apresenta conceitos sobre Educação Aberta, Continuada e a Distância, instituições de ensino a distância,tecnologias para uso e apoio à educação a distância e links para órgãos de governo, universidades, faculdades, fundações e instituições de ensino e pesquisa.
TERMOS: EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA, EDUCAÇÃO ABERTA, EDUCAÇÃO CONTINUADA, TECNOLOGIA EDUCACIONAL, UNIVERSIDADE
CATEGORIA(S): Instituições da Área Educação; Educação a Distância
CONTATO: celsocn@cciencia.ufrj.br
English Version

Escola Sindical 7 de outubro.
http://www.escola7.org.br/ "OK"
Atua na qualificação dos trabalhadores nas diversas áreas da formação humana: sindical, profissional e de escolarização. Seu plano de trabalho está organizado em três áreas, no contexto de mudanças no mundo do trabalho: Educação e Trabalho; Projeto Sindical da Central Única dos Trabalhadores e Comunicação.
TERMOS: CENTRAL ÚNICA DOS TRABALHADORES, EDUCAÇÃO PARA O TRABALHO, EDUCAÇÃO SINDICAL, ESCOLA SINDICAL, SINDICALISMO
CATEGORIA(S): Instituições da Área Educação; Trabalho e Educação
CONTATO: escola7@escola7.org.br
English Version

Federação de Sindicatos de Trabalhadores das Universidades Brasileiras - FASUBRA.
http://www.fasubra.com.br/ "OK"
Órgão sindical que congrega sindicatos de trabalhadores nas Instituções de Ensino Superior (IES) e nas Instituições vinculadas ao ensino de 3o grau, a ela associadas, sob qualquer denominação em todo o território nacional. A página fornece informações sobre o estatuto, a direção nacional, assessoria jurídica , calendário de atividades e Instituições Federais de Ensino Superior.
TERMOS: INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR
CATEGORIA(S): Instituições da Área Educação
CONTATO: fasubra@fasubra.com.br
English Version

Federação dos Professores do Estado de São Paulo ( FEPESP).
http://www.fepesp.org.br/ "OK"
Sítio da Federação dos professores do Estado de São Paulo. Apresenta informações sobre campanha salarial, educacional, denúncia, cadastro incluindo atalhos para o Sindicato dos Professores (SINPRO) de diversas cidades do Estado.
TERMOS: SINDICATO DOS PROFESSORES DO ENSINO OFICIAL DO ESTADO DE SÃO PAULO
CATEGORIA(S): Instituições da Área Educação
CONTATO: fepesp@uol.com.br
English Version

Fórum das Instituições Públicas de Ensino Superior de Minas Gerais
http://www.ufmg.br/ipes/index.htm "OK"
Reúne o trabalho das 14 instituições públicas de ensino superior do Estado de Minas Gerais. Divulga números e informações sobre a produção de cada instituição de ensino e o seu papel no desenvolvimento do Estado e do Brasil. Os dados podem orientar os governos federal e estadual a elaborar políticas públicas, que lhes permitam desencadear modificações necessárias frente aos desafios contemporâneos.
TERMOS: ENSINO SUPERIOR, ESTATÍSTICAS DA EDUCAÇÃO SUPERIOR, INSTITUIÇÃO PÚBLICA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR
CATEGORIA(S): Instituições da Área Educação; Estatística da Educação Superior; Faculdades, Departamentos e Laboratório
CONTATO: reitoria@ufla.br

Fundação Abrinq pelos Direitos da Criança (FADC).
http://www.fundabrinq.org.br/ "OK"
Entidade, sem fins lucrativos, que tem como objetivo básico promover os direitos elementares da cidadania das crianças, por meio de projetos em articulação com a sociedade e a iniciativa privada. Explica o que é a Fundação, sua missão, áreas estratégicas e programáticas e lista as atividades e projetos desenvolvidos. Mostra, também, como se filiar à entidade.
TERMOS: CIDADANIA, DIREITOS DA CRIANÇA, PROJETO, QUALIDADE DE VIDA
CATEGORIA(S): Instituições da Área Educação
CONTATO: info@fundabrinq.org.br
English Version

Fundação Carlos Chagas.
http://www.fcc.org.br/ "OK"
Instituição dedicada à seleção de recursos humanos e à pesquisa educacional, especialmente na área de avaliação. Apresenta links para a sua história, para o Departamento de Pesquisas, para os concursos públicos realizados e para a Biblioteca Ana Maria Poppovic.
TERMOS: CONCURSO, ELABORAÇÃO DE TESTES, PESQUISA E EDUCAÇÃO
CATEGORIA(S): Instituições da Área Educação
CONTATO: mailto:http://www.fcc.org.br/pergresp/consulta.html
English Version

Fundação Cesgranrio.
http://www.cesgranrio.org.br/ "OK"
A Fundação possui várias áreas de atuação em avaliação, destacando-se vestibulares, concursos públicos e estudos e pesquisas. Publica a Revista Ensaio - Avaliação e Políticas Públicas em Educação, de distribuição gratuita para universidades, conselhos de educação, escolas etc.
TERMOS: AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO, AVALIAÇÃO SERIADA, EDUCAÇÃO BÁSICA, EDUCAÇÃO SUPERIOR, QUALIDADE DA AVALIAÇÃO, VESTIBULAR
CATEGORIA(S): Instituições da Área Educação
CONTATO: fcesgr1@cesgranrio.org.br
English Version

Fundação de Amparo à Pesquisa e Extensão Universitária - FAPEU.
http://www.fapeu.ufsc.br/hpverde/fapeu.html "OK"
Empresa privada, sem fins lucrativos, instituída pela Universidade Federal de Santa Catarina, SC - Brasil, para apoiá-la no desenvolvimento das atividades de Ensino, Pesquisa e Extensão Universitária. Oferece informações sobre os projetos que estão sendo desenvolvidos, destacando-se o de Formação continuada de professores de 2º grau, cursos de extensão, órgãos financiadores, e outros.
TERMOS: BIOLOGIA, EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA, FOMENTO À PESQUISA, PROJETO DE PESQUISA
CATEGORIA(S): Instituições da Área Educação
CONTATO: marcelo@fapeu.ufsc.br
English Version

Fundação Educar DPaschoal.
http://www.educar.com.br/ "OK"
Criada, em 1989, como Fundação Donato Paschoal. Inicialmente era comprometida com as necessidades comunitárias; hoje, concentra suas ações em programas educacionais. É mantida por organizações empresariais e principalmente pelo grupo DPaschoal. A página apresenta a história e filosofia da Fundação, além dos principais programas e metas, recursos e novos projetos.
TERMOS: EDUCAÇÃO PARA TODOS
CATEGORIA(S): Instituições da Área Educação
CONTATO: fundacao@educar.com.br
English Version

Fundação Vitor Civita - FVC.
http://fvc.abril.com.br/ "OK"
A Fundação tem como objetivo contribuir para a melhoria da qualidade do ensino, investindo no professor. A página apresenta links para: revista Nova Escola; Ação e Incentivo, que descreve os principais projetos da FVC; Prêmio Vitor Civita e parcerias.
TERMOS: APERFEIÇOAMENTO DE PROFESSORES, FORMAÇÃO DE PROFESSORES, MATERIAL DIDÁTICO, QUALIDADE DO ENSINO
CATEGORIA(S): Instituições da Área Educação
CONTATO: mailto:http://www.uol.com.br/fvc/fale.htm
English Version

IInstituto Qualidade no Ensino (IQE) .
http://www.iqe.org.br/ "OK"
Organização da sociedade civil, sem fins lucrativos e de caráter educacional, que tem por objetivo reforçar a competência e autonomia das escolas públicas brasileiras na promoção e no controle da qualidade do processo do ensino e aprendizagem. Disponibiliza: Kit Escola; Programa Qualidade no Ensino; Pró-Formador.
TERMOS: CONSTRUTIVISMO, ENSINO FUNDAMENTAL, ESCOLA PÚBLICA, FORMAÇÃO DE PROFESSORES, MELHORIA DO ENSINO, PARÂMETROS CURRICULARES NACIONAIS, PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM
CATEGORIA(S): Instituições da Área Educação
CONTATO: educa@iqe.org.br
English Version

Instituto Ayrton Senna.
http://www.ias.com.br/ "OK"
O Instituto Ayrton Senna é uma entidade civil sem fins lucrativos, inteiramente voltada para o desenvolvimento pessoal e social da população infanto-juvenil brasileira, tendo como fonte de recursos todos os contratos de uso da imagem de Ayrton Senna, das marcas Senna e Senninha.
TERMOS: AÇÃO SOCIAL, CRIANÇA, ESPORTE E EDUCAÇÃO, ESPORTES, JUVENTUDE
CATEGORIA(S): Instituições da Área Educação
CONTATO: Não tem
English Version

Instituto Benjamin Constant - IBC.
http://www.ibcnet.org.br/ "OK"
O Instituto Benjamin Constant (IBC) é um órgão do Ministério da Educação - Brasil, que tem as competências de subsidiar a formulação da Política Nacional de Educação Especial na área da deficiência visual; promover a educação de deficientes visuais; promover e realizar programas de capacitação de recursos humanos na área da deficiência visual; entre outras. A página fornece links para dentro do IBC, nossos meios, nossas atividades, nossos serviços, Mundo Braille e livros didáticos adaptados para Braille.
TERMOS: MODELOS DE EDUCAÇÃO ESPECIAL, POLÍTICA DA EDUCAÇÃO, SISTEMA BRAILLE
CATEGORIA(S): Instituições da Área Educação; Educação Especial
CONTATO: ibc@infolink.com.br
English Version

Instituto Nacional de Educação de Surdos (INES)
http://www.ines.org.br/ "OK"
Centro de referência nacional na área de surdez, o INES promove estudos e pesquisas que visem à divulgação e à aplicabilidade de novas metodologias para o ensino de pessoas surdas. O sítio disponibiliza projetos, eventos e pesquisas desenvolvidas pelo Instituto.
TERMOS: ALUNO COM NECESSIDADES ESPECIAIS, CAPACITAÇÃO DE PROFESSORES, PESSOA COM NECESSIDADES ESPECIAIS
CATEGORIA(S): Instituições da Área Educação; Educação Especial
CONTATO: ines@ines.org.br
English Version

Instituto Paulo Freire ( IPF).
http://www.paulofreire.org/ "OK"
Rede internacional de pessoas e instituições de 18 países. Apresenta o Projeto IPF; Freire OnLine com sua biografia e legados sobre sua obra e sua vida.
TERMOS: ALFABETIZAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS
CATEGORIA(S): Instituições da Área Educação
CONTATO: mailto:ipf%20-%20sp@psicnet.com.br
English Version

Instituto Paulo Montenegro
http://www.ipm.org.br/ "OK"
Organização sem fins lucrativos criada pelo Instituto Brasileiro de Opinião Pública e Estatística (IBOPE), em 2000, para desenvolver e executar projetos na área de Educação. Oferece assessoria a educadores para a formulação e implementação de projetos educacionais e de ação comunitária. Produz materiais e publicações de apoio a projetos pedagógicos e promove o intercâmbio com outras organizações e entidades nacionais e internacionais para realizar ações que contribuam para a melhoria da qualidade do ensino público, subsidiando a implementação de políticas públicas e privilegiando o aprimoramento dos agentes educacionais. Na página, destaques para os programas Nossa Escola Pesquisa sua Opinião (NEPSO), que promove o uso pedagógico da pesquisa de opinião pelas escolas da rede pública, e o O INAF ¿ Indicador Nacional de Alfabetismo Funcional, que mede os níveis de alfabetismo funcional da população brasileira adulta.
TERMOS: PESQUISA EDUCACIONAL, PROGRAMA DE ALFABETIZAÇÃO FUNCIONAL, PROJETOS EDUCACIONAIS
CATEGORIA(S): Instituições da Área Educação; Periódicos e Outras Publicações; Planos, Projetos e Programas
CONTATO: mailto:http://www.ipm.org.br/co.php

Intituições de Ensino Superior (IES) de Engenharia Química no Brasil.
http://www.abeq.org.br/ "OK"
Página da Associação Brasileira de Engenharia Química (ABEQ). Contém relação das Instituições de Ensino Superior de Engenharia Química do Brasil.
TERMOS: INSTITUIÇÕES DE ENSINO, QUÍMICA
CATEGORIA(S): Instituições da Área Educação
CONTATO: abeq@abeq.org.br
English Version

Klickeducação.
http://www.klickeducacao.com.br/Portal/FrontDoor/CDA/FrontDoor_Outros/1,2108,,00.html "OK"
Portal para educação produzido pela Klicknet. Tem como objetivo difundir informação especializada e integrar entidades, pessoas e instituições que se dedicam ou se interessam pela educação.
TERMOS: CONFERÊNCIAS, CÚPULAS, DIDÁTICA, MATERIAL DIDÁTICO, PROJETOS, VESTIBULAR
CATEGORIA(S): Bases de Dados; Instituições da Área Educação
CONTATO: klick@klicknet.com.br
English Version

Missão Criança.
http://www.missaocrianca.org.br/ "OK"
Organização não-governamental, sem fins lucrativos, que tem como principal objetivo combater a exclusão social. Sua ação está centrada na defesa dos direitos da criança e do adolescente, e, em especial, na luta pela erradicação do trabalho infantil, com a inclusão de toda criança na escola. Trabalha para ampliar propostas como a Bolsa-Escola Cidadã, que consiste na concessão de um benefício a famílias pobres para que seus filhos possam estudar em vez de trabalhar para ajudar no sustento de casa. Disponibiliza notícias da Missão, formulário para parcerias, links para outras páginas de interesse.
TERMOS: BEM-ESTAR DA INFÂNCIA, BOLSA-ESCOLA, EDUCAÇÃO COMO AÇÃO POLÍTICA, ERRADICAÇÃO DO TRABALHO INFANTIL, ESTATUTO DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE, ORGANIZAÇÃO NÃO-GOVERNAMENTAL, PROTEÇÃO À INFÂNCIA
CATEGORIA(S): Instituições da Área Educação; Planos, Projetos e Programas
CONTATO: missaocrianca@tba.com.br
English Version

Núcleo de Educação a Distância (NED).
http://www.ned.unb.br/ "OK"
Òrgão de ensino, pesquisa e extensão da Universidade de Brasília (UnB). Tem como objetivo principal democratizar o acesso ao conhecimento. Oferece cursos de extensão, aperfeiçoamento, especialização e pós-graduação a distância em diversas áreas, de curta ou longa duração, em nível formal ou não-formal e é dirigido, principalmente, a um público adulto impossibilitado de frequentar o ensino convencional. Apresenta informações sobre o NED, Cursos, Avaliação, Eventos, Notícias e Leitura Obrigatória.
TERMOS: CURSO DE APERFEIÇOAMENTO, CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO, CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO, EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA
CATEGORIA(S): Instituições da Área Educação; Educação a Distância
CONTATO: cead@unb.br
English Version

Observatório da Educação
http://www.acaoeducativa.org.br/base.php?t=observatorio&y=base&z=11 "OK"
Programa da ONG Ação Educativa que, desde 2003, atua em âmbito nacional pelo controle social das políticas públicas de educação. As ações da entidade estão alicerçadas em duas linhas de ação: 1. Produção e disseminação de informação e conhecimentos; 2. Qualificação da cobertura da imprensa quanto aos temas da educação. Na página, destaque para as publicações, que traz informações qualificadas sobre a conjuntura das políticas educacionais capazes de incentivar e subsidiar a ampliação da participação de educadores, gestores municipais e estaduais, parlamentares, conselheiros e ativistas em educação.
TERMOS: INFORMAÇÕES EDUCACIONAIS, POLÍTICA DE POPULAÇÃO, POLÍTICAS PÚBLICAS EM EDUCAÇÃO
CATEGORIA(S): Instituições da Área Educação; Políticas Públicas em Educação
CONTATO: observatorio@acaoeducativa.org

Parcerias Educacionais.
http://www.parceriaseducacionais.org.br/ "OK"
Parcerias Educacionais é um portal sem fins comerciais, mantido pela ONG Mobilização Educacional, que serve como instrumento para que empresas, escolas e a comunidade tenham maior facilidade e melhor desempenho na hora de montar uma parceria. Para isso, oferece ferramentas de interação que permitem a troca de experiências e acesso a informações sobre o assunto. O portal apresenta notícias, dados e relatos sobre parcerias em educação. Tudo para incentivar escolas e empresas em todo o território nacional a apoiar a idéia de investir em educação.
TERMOS: EDUCAÇÃO EM PARCERIA, INVESTIMENTO EM EDUCACÃO, PARTICIPAÇÃO SOCIAL
CATEGORIA(S): Instituições da Área Educação
CONTATO: coordenacao@parceriaseducacionais.org.br
English Version

Pós-Modernidade : Política e Educação
http://www.angelfire.com/sk/holgonsi "OK"
Artigos, de autoria do Prof. Dr. Holgonsi Soares Gonçalves Siqueira, que abordam questões políticas, econômicas e socioculturais da pós-modernidade como condição histórica, suas relações com o processo educativo do homem contemporâneo, e também com a área educacional formal do Departamento de Sociologia e Política da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM).
TERMOS: SOCIOLOGIA, SOCIOLOGIA POLÍTICA
CATEGORIA(S): Bibliografias; Instituições da Área Educação; Movimentos Sociais e Educação; Faculdades, Departamentos e Laboratório
CONTATO: holgonsi@uol.com.br

Prossiga Brasil.
http://www.prossiga.br/paginasbrasileiras/ "OK"
Portal de informação brasileira em Ciência e Tecnologia. Tem por base selecionar e disponibilizar informações relativas à educação no que diz respeito a Pesquisadores; Docentes; Cursos de Especialização; Cursos de Doutorado; Cursos de Mestrado; Cursos de Graduação; Bibliotecas; Centros de Informação; Centros de Documentação e Atividades de Pesquisa. As informações são originárias de Institutos de Pesquisa, Tecnologia e Universidades.
TERMOS: BIBLIOTECA, CENTRO DE DOCUMENTAÇÃO E INFORMAÇÃO EDUCACIONAL, CENTRO DE DOCUMENTAÇÃO E PESQUISA, CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO, CURSOS, CURSOS E HABILITAÇÕES DA EDUCAÇÃO SUPERIOR, DOCENTES, DOUTORADO EM EDUCAÇÃO, INSTITUIÇÃO DE PESQUISA, INSTITUIÇÕES DE ENSINO, INSTITUTO DE PESQUISA CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA, INSTITUTO DE PESQUISAS EDUCACIONAIS, PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO, UNIVERSIDADE BRASILEIRA
CATEGORIA(S): Centros de Informações; Instituições da Área Educação; Faculdades, Departamentos e Laboratório
CONTATO: prossigabrasil@prossiga.br
English Version

Rede de Acesso à Educação - RAE.
http://lite.fae.unicamp.br/ "OK"
Oferece informações relacionadas à Educação desenvolvida no Sistema Firjan, englobando as Unidades do SESI/SENAI. Disponibiliza artigos sobre o contexto atual da Educação no Brasil, informações sobre eventos, cursos via Internet e um canal direto de comunicação por meio de e-mail.
TERMOS: EDUCAÇÃO PROFISSIONAL, EVENTOS
CATEGORIA(S): Instituições da Área Educação
CONTATO: MMARINHO@firjan.org.br
English Version

Rede Mulher de Educação.
http://www.redemulher.org.br/ingles/inicio1.htm "OK"
Rede Mulher de Educação é uma Organização Não Governamental que promove a conexão entre grupos de mulheres no Brasil e exterior, construindo uma rede de serviços em educação popular feminista. Disponibiliza projetos, cursos, bibliografia, publicações.
TERMOS: EDUCAÇÃO CONSCIENTIZADORA, EDUCAÇÃO DA MULHER, EDUCAÇÃO PARA A CIDADANIA, FEMINISMO, MOVIMENTO DE MULHERES, MOVIMENTO FEMINISTA, MULHER, MULHER E EDUCAÇÃO, MULHER E TRABALHO, MULHER TRABALHADORA, PARTICIPAÇÃO DA MULHER
CATEGORIA(S): Instituições da Área Educação
CONTATO: rdmulher@redemulher.org.br
English Version

Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR).
http://www.senar.org.br/ "OK"
Instituição paraestatal vinculada à Confederação Nacional da Agricultura.Tem como objetivo organizar, administrar e executar em todo o território nacional a Formação Profissional e Social das pessoas que exercem atividades no campo. Apresenta vários links, entre eles, Formação Profissional, Promoção Social e Projetos Especiais.
TERMOS: EDUCAÇÃO RURAL, FORMAÇÃO PROFISSIONAL
CATEGORIA(S): Instituições da Área Educação
CONTATO: webmaster@senar.org.br
English Version

Serviço Social da Indústria (SESI).
http://www.sesi.org.br/index.htm "OK"
Entidade de direito privado, presta serviços ao trabalhador da indústria e à sua família. Possui a maior rede de ensino privado do país, distribuída em todo o território nacional. Atende as áreas de Educação Básica; Educação de Jovens e Adultos, e Suprimento e Qualificação.
TERMOS: EDUCAÇÃO BÁSICA, EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS, EDUCAÇÃO PROFISSIONAL, ENSINO PRIVADO
CATEGORIA(S): Instituições da Área Educação
CONTATO: mailto:http://www.montreal.com.br/conweb.htm
English Version

Sindicato dos Estabelecimentos de Ensino no Estado de São Paulo - SIEEESP- SP-Brasil.
http://www.sieeesp.org.br/ "OK"
Oferece relação de cursos na área de educação, consultoria jurídica, cadastro de escolas de São Paulo por região e tipo de ensino. Disponibiliza também informações sobre o V Congresso de Educação Saber 2001 realizado em São Paulo.
TERMOS: CADASTRO DA ESCOLA, CONGRESSOS, ESTABELECIMENTOS DE ENSINO, EVENTOS, SINDICATO
CATEGORIA(S): Instituições da Área Educação
CONTATO: escolaparticular@escolaparticular.com
English Version

Sindicato dos Professores do Rio Grande do Sul (SINPRO-RS).
http://www.sinpro-rs.org.br/ "OK"
Traz informações sobre o Ensino Privado gaúcho. Entre os serviços, o ranking salarial do Ensino Privado do Rio Grande do Sul com dados sobre o número de professores, aluno e funcionários e o desenpenho do setor. Oferece ainda, jornais, publicações, revistas e artigos online.
TERMOS: DESEMPENHO, ENSINO PRIVADO, SALÁRIO DO PROFESSOR, SINDICATO DE PROFESSORES
CATEGORIA(S): Bases de Dados; Centros de Informações; Instituições da Área Educação; Periódicos e Outras Publicações
CONTATO: duvidas@sinpro-rs.org.br

Sindicato Nacional dos Docentes das Instituições de Ensino Superior (ANDES)
http://www.andes.org.br/ "OK"
Página do Sindicato Nacional dos Docentes das Instituições de Ensino Superior (ANDES-SN), que contém a síntese de discussão nos diferentes Grupos de Trabalho do Sindicato e com as principais resoluções de Congressos e outros encontros e ainda a essência da proposta do Sindicato Nacional para a Universidade Brasileira.
TERMOS: SINDICATO DE TRABALHADORES EM EDUCAÇÃO
CATEGORIA(S): Instituições da Área Educação; Listas de Discussão, Newsgroups e Chats; Avaliação da Educação Superior; Formação de Professores
CONTATO: imprensa@andes.org.br

Sua escola a 2000 por hora.
http://www.escola2000.org.br/index.aspx "OK"
O Programa Sua Escola a 2000 por Hora, desenvolvido pelo Instituto Ayrton Senna em aliança com a Microsoft, Microtec e, regionalmente, com a TCO - Centro Oeste Celular, propõe o uso da tecnologia como elemento central da construção de uma nova concepção pedagógica. Em parcerias com escolas públicas de ensino fundamental e médio, o Programa tem como objetivo desenvolver caminhos (tecnologias sociais) para que o conhecimento construído seja depois compartilhado.
TERMOS: TECNOLOGIA, TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO, TECNOLOGIA DO ENSINO A DISTÂNCIA, TECNOLOGIA EDUCACIONAL
CATEGORIA(S): Instituições da Área Educação; Planos, Projetos e Programas
CONTATO: ias@ias.com.br
English Version

União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação - UNDIME.
http://www.undime.org.br/ "OK"
A União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação tem como objetivo assegurar o ensino básico, numa perspectiva municipalista, buscando a universalização do atendimento, o ensino de qualidade e uma escola pública voltada para os interesses da maioria. A página disponibiliza relação de endereços da Diretoria, Conselho Nacional de Representantes e Dirigentes Municipais de Educação das Capitais, relatórios de atividades e anais do 7º Fórum Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação.
TERMOS: EDUCAÇÃO BÁSICA, QUALIDADE DO ENSINO
CATEGORIA(S): Instituições da Área Educação
CONTATO: undimenacional@indime.org.br
English Version

Vox Scientiae
http://www.eca.usp.br/nucleos/njr/voxscientiae/home.html "OK"
Revista eletrônica dos alunos do curso de Especialização em Divulgação Científica, do NJR-ECA/USP.
TERMOS: DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA, REVISTA ELETRÔNICA
CATEGORIA(S): Bibliografias; Instituições da Área Educação; Faculdades, Departamentos e Laboratório
CONTATO: nucleojosereis@eca.usp.br